terça-feira, 29 de julho de 2014

Central: Conselho Municipal de Cultura elege diretório para o biênio 2014/2016

Lélia Cunha, Ednaldo Xavier e Lorena Neves
O Conselho Municipal de Cultura, criado sob a Lei de n 552 de  18 de novembro de 2011, fez reunião nesta terça-feira, dia 29 de julho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais  de Central, para a escolha de sua diretoria.
Lélia, Solón, Ednaldo e Lorena
Estiveram presentes, o representante da Secretaria Estadual de Cultura,  através do Território da Região de Irecê, Solón Barreto, a turismóloga Lorena Neves, representando a Secretária Municipal do Meio Ambiente e Turismo, o Secretário de Educação Adalberto Martins, o diretor do Centro de Cultura Ednaldo Xavier, representantes de sindicatos, secretaria de saúde e da sociedade organizada de Central.
Na oportunidade, foram discutidos a importância do conselho para o desenvolvimento da cultura do município. Segundo Solón Barreto, o papel  do conselho é fiscalizar, gerenciar fundos e elaborar projetos para  enviar às esferas estaduais e federais."O Estado dar o apoio necessário, mas é importante o engajamento dos órgãos municipais no bom desenvolvimento deste conselho, que vai gerir a cultura pelos próximos dois anos". Enfatiza Solón Barreto.
Solón Barreto, Adalberto Martins e Lorena Neves
Representantes do  governo e da sociedade civil organizada 
Central é conhecida como o "Epicentro  da Arquelogia", pelo seu potencial na quantidade de sítios arqueológicos espalhados no município. Haja vista, as constantes visitas de arqueólogos, estudiosos na área e dos livros publicados pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Beltrão. Segundo  Lorena Neves, o turismo arqueológico é inovador e respeitado no exterior, porém,  esta modalidade ainda é nova no Brasil."Nós queremos incentivar esse turismo arqueológico aqui em Central, fortalecendo os valores culturais do nosso povo". Afirma a turismóloga.A gestão do prefeito Uilson Monteiro vem incentivando a cultura , por saber da grande contribuição que este setor pode trazer para o município, gerando dividendos financeiros e sociais para a economia e bem estar da população centralense.
A escolha dos membros do conselho foi feita em eleição direta, e a chapa eleita ficou a seguinte: Presidente, a professora Lélia de Araújo Cunha, Vice presidente , a turismóloga Lorena Neves, e secretário, Ednaldo Xavier de Souza. A posse será dia 14 de agosto, às 9 horas, no próprio sindicato.






Nenhum comentário:

Postar um comentário