quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Programa "Mais Médicos" faz um ano e muda realidade dos municípios baianos



Hoje, quinta-feira, dia 25 de setembro, o programa "Mais Médicos"faz um ano na Bahia. Segundo dado da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), o programa trouxe 1.408 profissionais para o Estado, faltando apenas 69 para chegar até a meta de 1.477 solicitados ao governo  federal.
Em Central, o "Mais Médicos" está fazendo uma verdadeira revolução no atendimento preventivo à saúde dos centralenses.
Tão logo o programa foi implantado pelo Ministério da Saúde, ano passado, o prefeito Uilson Monteiro (PT) tratou de solicitar à SESAB a implantação do "Mais Médicos" para atender à população carente, trazendo profissionais cubanos para cuidar da atenção básica da saúde no município.
Hoje, o programa é um sucesso, pois o município tem com 6 médicos cubanos que trabalham nos 6 PSFs, sendo 3 na sede e 3 na zona rural, além de fazerem um trabalho de prevenção, de "formiguinha", indo, visitando os lares dos cidadãos em todo o municipio.
Para a secretária de  saúde municipal, Kateleen Machado, o programa "Mais Médicos" veio mudar a realidade e os números."Na gestão do prefeito Uilson Monteiro, a cobertura da atenção básica saiu do zero para mais de 80%, e as internações caíram 35% depois do trabalho da equipe da atenção básica e com a chegada dos médicos cubanos, há um ano,pois a equipe de saúde e os médicos fazem um trabalho de prevenção e visitam os domicílios do município em escalas programadas". Assinala a secretária.
A médica cubana, Deysy Leon Canales, que está há um ano no município, diz está satisfeita e muito feliz em Central. "Cheguei em 2013, e recebi uma atenção muito boa do prefeito,  equipe de saúde, e da população que me acolheu com carinho e gosta do meu trabalho".Certifica a médica.
Para a moradora do Povoado de Palmeiras, dona Lourinalva Neves Juvenal, a atenção à saúde melhorou muito."Hoje, agente tem acompanhamento médico e não preocupamos mais em correr às pressas para uma emergência em Central ou Irecê".Conclui a dona de casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário