sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Central: Prefeitura implanta Projeto "Caminhos do Cuidado"

A Prefeitura de Central, através da Secretaria de Saúde, implanta o Projeto "Caminhos do Cuidado" do Ministério da Saúde, em parceria com as instituições Fiocruz (RJ), o Grupo Hospitalar Conceição (RS),  e a Rede de Escolas Técnicas do SUS.
O Projeto vai aprimorar e qualificar agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem da atenção básica para o cuidado com a saúde mental, com ênfase no crack, álcool e outras drogas, visando melhorar à atenção ao usuário e seus familiares.
Assistentes socias Vera Matos e Marluce Rocha
O curso vai capacitar 45 profissionais, sendo que 39 são agentes comunitários e 6 são técnicos de enfermagem, com uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas serão desenvolvidas na modalidade presencial, e 20 horas em atividades práticas.
O objetivo do curso é capacitar os agentes de saúde para o cuidado com a saúde mental, mapear o
 município nas suas vulnerabilidades e potencialidades, conhecer e identificar os problemas de saúde da população, e cuidá-las na prevenção.
O curso acontece no salão da Biblioteca Municipal, e está sendo ministrado pelas assistentes sociais, Marluce Rocha, da Dires/Irecê, e da representante do Projeto "Caminhos do Cuidado", Vera Matos.
Segundo a secretária de saúde, Katelen Machado, o programa é de extrema importância para a região e, em particular, para o município porque às drogas ilícitas, como o crack, e as lícitas como o álcool, já são uma realidade nas pequenas cidades e até nos povoados. "A capacitação destes agentes vai ajudar muito às famílias que têm dependentes químicos, dando suporte psicológico e levando nos centros de recuperação aqueles usuários que querem sair deste sombrio e triste mundo das drogas".Afirma a secretária.
Carol Carvalho,Kateleen Machado e Ericleide Brito
Para a assistente social, Ericleide Brito Machado, o curso é muito bom, pois o município terá futuramente o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com alguns município do porte de Central já têm. "Infelizmente, o número de usuários de drogas vem crescendo em todos os lugares do mundo e, aqui em Central, estamos trabalhando na prevenção  e no apoio às famílias que já tem dependentes, não só das drogas ilícitas, como também das lícitas, como o álcool, pois conheço o cotidiano , as dificuldades que cada família passa com um ente querido viciado no álcool ou em outras drogas, e esta capacitação vem ajudar e dar um ponto de apoio às famílias a encontrar uma solução". Assegura Ericleide.
Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Carol Amorim de Carvalho, a importância do "Caminhos do Cuidado" é uma oportunidade única para o município abrir ás portas para a implantação do CAPS Municipal. "O curso de capacitação dos agentes de saúde vem mostrar que o nosso núcleo na secretária de saúde, que luta por uma saúde permanente, vem dando resultados, a prova é que já participamos de vários cursos, como o curso de vacinação em maio, Educação em Saúde em julho, Caminhos do Cuidado agora em setembro, e em outubro teremos o curso "Busca Ativa em Assistência Materna e Redução da materno-infantil". Conclui a Coordenadora.
 Com a implantação do Projeto "Caminhos do Cuidado" pela Secretaria de Saúde, e o recente implantado "Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) da Secretaria de Educação,  em parceria com a Polícia Militar,o município de Central, através do prefeito Uilson Monteiro(PT), vem mostrando a preocupação em prevenir e salvaguardar os jovens do uso de drogas e da violência, partindo para cursos de prevenção e procurando parcerias com a sociedade e às famílias no combate a este mal que assola e degrada indivíduos e famílias saudáveis. O objetivo é fechar às portas para às drogas, e curar os que já estão doentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário