quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Central: Alunos do "Caminhos do Cuidado" fazem dramatização de atendimento com usuários de drogas

Agentes Comunitários e Técnicos de Enfermagem na Dramatização
Alunos do Projeto "Caminhos do Cuidado" fizeram, hoje, uma dramatização intitulado "instrumentos de intervenção" que mostra usuário de álcool e drogas quando são recebidos pelos profissionais de saúde, e estes estendem a mão querendo ajudar a  "retirar às pedras do caminho" através de uma palavra amiga e do acolhimento.
O Projeto "Caminhos do Cuidado" vai aprimorar e qualificar agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem da atenção básica para o cuidado com a saúde mental, com ênfase no crack, álcool e outras drogas, visando à atenção ao usuário e seis familiares.

Assistentes sociais tutoras do "Caminhos do Cuidado"
O curso vai capacitar 45 profissionais, sendo que 39 são agentes comunitários, e 6 são técnicos de enfermagem, com uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas estão sendo desenvolvidas na modalidade presencial, e 20 horas em atividades práticas, como já vem acontecendo, porque na próxima quinta-feira,dia 2 de outubro, será a formatura dos alunos do Projeto.


Segundo a Secretária de Saúde, Kateleen Machado, o programa é de extrema importância para o município, pois vai capacitar os agentes para ajudar às famílias, que têm dependentes químicos,  a enfrentar este mal que assola à sociedade e degenera o seio familiar.
 O curso está sendo ministrado pelas assistentes sociais, Marluce Rocha, da Dires/Irecê e  Vera Matos representando o "Caminhos do Cuidado".
Alunos agentes comunitários e técnicos de enfermagem

Com a implantação do Projeto "Caminhos do Cuidado", pela Secretaria Municipal de Saúde, e o recente implantado "Programa Educacional de Resistência às Drogas" (PROERD) pela Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar, o município de Central, através do prefeito Uilson Monteiro (PT) vem mostrando a preocupação em prevenir e salvaguardar os jovens do uso das drogas e da violência, partindo para cursos de prevenção e procurando parcerias com a sociedade e às famílias no combate a este mal que corrói e degrada indivíduos e famílias saudáveis."O objetivo é fechar às portas do município para às drogas , blindar às famílias  deste mal e curar os que já se encontram doentes precisando de ajuda". Afirma a secretária de Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário