|
Equipe da DAB e Sec. da Saúde -Central - Ba |
A Bahia apresenta o maior crescimento da Estratégia de Saúde da Família na Região Nordeste desde o ano de 2007.
A Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), através da Diretoria de Atenção Básica (DAB), vem desenvolvendo projetos para a expansão e qualificação da Atenção Básica "Saúde da Família".
|
Médica cubana - Entrevista à DAB |
Com os números, observa-se um grande avanço de expansão da Estratégia de Saúde da Família no Estado, tendo alcançado ,em junho de 2013, uma cobertura estimada das equipes de Saúde da Família de 64,35 % e de saúde bucal de 46,31 %, o que representa um crescimento de 28% e 57%, respectivamente, em relação ao ano de 2007.
As gestões municipais têm recebido apoio da SESAB para provimento e fixação de médicos para trabalhar por 12 meses, possibilitando, assim, a cobertura de saúde da família, especialmente para áreas de maior dificuldades em atrair médicos.
O Programa "Mais Médicos" implantado pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, faz parte de um amplo pacto de melhoria de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê
|
Enfermeiro Elissandro - Entrevista à DAB |
mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Em Central, o Programa "Mais Médicos" vem fazendo uma verdadeira revolução na Atenção Básica da população. São 6 PSFs, sendo 3 na sede e 3 nos povoados, com uma equipe capacitada e com 6 médicos cubanos trabalhando nos postos e em visitas domiciliares em todo o município.
|
Consultório Odontológico/ PSF/Palmeiras |
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Kateleen Machado, com a implantação da Atenção Básica no município, na gestão do prefeito Uilson Monteiro (PT), a cobertura saiu de zero para mais de 80%, e as internações, por doenças sensíveis, caíram 35% depois do trabalho da equipe de saúde com apoio da Diretoria da Atenção Básica (DAB) do Governo Estadual. "A equipe faz um trabalho muito bom, porque conhece a realidade da população do município e está no dia a dia cuidando da saúde das pessoas, prevenindo contra doenças".Assegura Kateleen.
|
PSF/ Palmeiras |
O enfermeiro Elissandro Miranda, que há dois anos trabalha no município, garante que percebeu uma mudança significativa na realidade e atendimento dos PSFs. "Antes, não tínhamos condições mínimas para exercer nossa profissão.Hoje, às unidades de saúde são higiênicas, limpas, equipadas, e com enfermeiros e médicos que atendem a população com normalidade, porque o médico faz visitas à domicílio e evitar que às pessoas adoeçam". Pontua o enfermeiro.
A médica cubana Deise Leon, que está há um ano no município, diz está satisfeita e muito feliz em Central. "Cheguei em 2013, e recebi uma atenção muito boa do prefeito, da equipe da saúde, e da população que me acolheu e gosta do meu trabalho".Afirma a médica cubana.
Segundo a procuradora Institucional da equipe Centro Norte (Irecê e Jacobina), Mônica Lemos, que visitou o PSF de Palmeiras, os resultados na melhoria da saúde dessa comunidade foram satisfatórios. "Hoje, temos médicos que atendem todos os dias, e estamos aqui para fazer uma reportagem sobre estes avanços". Disse a procuradora.
Para a moradora Camila Nascimento dos Santos, o atendimento do PSF é ótimo e os médicos são como da família. "Gosto muito do trabalho dos funcionários e da médica cubana, porque está sempre presente e disponível". Afirma Camila.
|
Moradora Camila cedendo entrevista à DAB |
|
Dona Lourinalva cedendo entrevista à DAB |
Já a aposentada e moradora do Povoado de Palmeiras, há 40 anos, Dona Lourinalva Neves Juvenal, disse que ter médico diariamente, perto de casa,é muito bom."Antes, quando adoecia eu tinha que me deslocar até Central ou Irecê. Hoje, graças à Deus, temos médicos na porta de casa". Comemora Dona Lourinalva.