quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Central: Continua calçamento no povoado de Palmeiras

As obras de calçamento com paralelepípedos de ruas do povoado de Palmeiras continuam.
O calçamento, que é o primeiro do povoado, vem preencher uma lacuna na deficiência  de obras de pavimentação nos povoados do município, já que é a primeira pavimentação  na zona rural durante os 56 anos de emancipação  de Central.
No dia 2 de julho deste ano, o prefeito Uilson Monteiro (PT) assinou ordem de serviço para início das obras, orçada em  499.219,38 em convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (CONDER).
Depois de 14 dias da assinatura da ordem de serviço,às obras começaram e continuam sendo feitas por etapas, já que a verba só é liberada quando uma etapa termina, e se faz prestação de contas do que já foi gasto.
O prefeito sabe da importância da obra para a população, tão esperada e festejada pelos moradores, que vai trazer conforto e sentimento de cidadania para os habitantes deste povoado  de quase 100 anos de existência.
A obra terá mais de 6 mil metros quadrados  de calçamento com paralelepípedos, e será  a primeira dentre tantas outras no próprio povoado de Palmeiras, como também em outras localidades do município.
"Queremos com este calçamento  em Palmeiras que seja um ponta pé inicial  para outros calçamentos aqui e em outros povoados". Assegura o prefeito.



sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Odontomóvel fecha com chave de ouro atendimento em Central

 O serviço de atendimento básico de odontologia realizado pelo Odontomóvel foi um sucesso em Central.
O Programa Odontomóvel, que chegou sábado (11), termina, hoje, sexta-feira, dia 17 de outubro, com o objetivo alcançado.
Foram 980 atendimentos nestes 7 dias em Central.
O Odontomóvel atendeu crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos de idade da rede municipal de ensino, além de portadores de necessidades especiais.
Secretários Katellen Machado e Raimir Oliveira
A estrutura do Odontomóvel, composta por uma carreta contendo 10 consultórios internamente, e equipados com a mais alta e moderna  tecnologia, e
com uma equipe de profissionais  qualificados e sintonizados com seus afazeres, trouxe dividendos positivos para os pais dos estudantes.
Para a dona de casa, Luciana Fernandes de Brito, o Programa veio trazer uma boa oportunidade para que sua filha tivesse acesso gratuito a um dentista."O atendimento é bom, e atende rápido às crianças". Testemunha Luciana.
Já para Edvânia Araújo de Oliveira, mãe de aluno,  o Odontomóvel veio trazer oportunidade para os mais carentes cuidarem da saúde bucal."Foi bom, porque às crianças começam a cuidar dos dentes desde cedo, e nós precisamos de serviços como este, que é gratuito". Afirma a dona de casa.
A secretária de saúde, Katellen Carvalho, se mostrou satisfeita com o Odontomóvel  no município."Só em ver a alegria destes pais, e saber que 980 crianças e adolescentes foram atendidos, gratuitamente, é gratificante para todos nós que cuidamos da saúde municipal". Enfatiza a secretária.
Para o secretário de governo, Raimir Oliveira, que representou o prefeito Uilson Monteiro, o Odontomóvel é um importante serviço na área de inclusão social, pois ajuda quem mais precisa."A importância do Odontomóvel é relevante , porque vai ajudar às crianças desta faixa etária a cuidar mais de sua dentição". Conclui  Raimir Oliveira.
Durante estes 7 dias que o Odontomóvel esteve na cidade, a prefeitura, através das secretarias de saúde e educação se mobilizaram para trazer os alunos das escolas da sede e dos povoados para o atendimento odontológico que foi em frente a biblioteca municipal.
Os agradecimentos à toda equipe do Odontomóvel por este belo trabalho no município.
O prefeito municipal, Uilson Monteiro e sua equipe, agradece também a todos que colaboraram e participaram deste evento tão importante para Central. 

Aviso aos cidadãos centralenses

A Secretaria Municipal de Saúde de Central informa aos cidadãos centralenses que o serviço do SAMU está, temporariamente, fora de serviço por problemas técnicos no sistema da viatura.
A secretaria avisa que ,em breve, tão logo o problema estiver solucionado, o SAMU voltará a atender os centralenses.
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Central
Governos de Todos 

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Central: Odontomóvel atende crianças e adolescentes até sexta-feira






O Odontomóvel estará em Central até a próxima sexta-feira.
A meta é atender, gratuitamente, até sexta-feira 980 crianças e adolescentes entre 7 a 15 anos de idade.
Diariamente são atendidas, em média, 140 estudantes de escolas públicas da sede e povoados, além de escolas particulares e crianças portadoras de necessidades especiais.
Hoje,terça-feira, é a vez dos alunos da Escola Professor Rosalvo Ferreira dos Santos e do Povoado de Larga dos Mendes.
A estrutura do Odontomóvel é composta por uma carreta contendo 10 consultórios internamente equipados com a mais moderna tecnologia.
A Equipe médica é sincronizada e competente, além de atender cada pessoa como se fosse o único.
O atendimento humanitário destes profissionais está fazendo a diferença para atender crianças normais e com necessidades especiais




segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Central:Odontomóvel atende até sexta-feira





O Odontomóvel continua atendendo crianças e adolescentes, entre 7 a 15 anos de idade, de escolas públicas, particulares e portadores de necessidades especiais de qualquer idade até sexta-feira, dia 17 de outubro.
O Programa começou sábado, (dia 11), e tem como meta chegar a 980 atendimentos até o fim da jornada em Central.
A estrutura do Odontomóvel é composta por uma carreta contendo 10 consultórios, internamente equipados com a mais moderna tecnologia.
A prefeitura de Central,junto com a secretaria de saúde e educação, estão mobilizados para garantir toda a infraestrutura necessária para o bom andamento do Programa no Município.
Hoje, segunda-feira, é a vez das crianças e adolescentes dos povoados de Larguinha, Novo Esplendor e Maxixe.


sábado, 11 de outubro de 2014

Central: Odontomóvel começa a atender crianças e adolescentes


O Programa de Odontologia Móvel (Odontomóvel) da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), começou a atender, hoje, sábado, dia 11 de outubro, e permanece até o dia 17 de outubro, próxima sexta-feira em Central.
A meta é atender, gratuitamente,nestes 7 dias, 980 estudantes, sendo 140 diariamente, 70 pela manhã e 70 no período da tarde.
O Programa tem como público alvo crianças e adolescentes entre 7 a 15 anos de idade, da rede pública , particular e portadores de necessidades especiais de qualquer idade.
A estrutura do "Odontomóvel" é composta por uma carreta contendo 10 consultórios internamente, equipados com a mais alta e moderna tecnologia, além de uma estrutura externa montada pela gestão municipal para acolhimento de pacientes.
A prefeitura de Central, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação estão mobilizados para garantir a infraestrutura e logística para o bom andamento do Programa Odontomóvel no município.








quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Central: Odontomóvel chega para atender crianças e adolescentes entre 7 a 15 anos

A Prefeitura de Central, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, estão desenvolvendo no município a ação  "Odontomóvel" de saúde bucal, do Programa "Saúde na Escola". O programa tem como público alvo crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos da rede pública, particular e portadores de necessidades especiais de qualquer idade. O Projeto Odontomóvel foi desenvolvido com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso à assistência odontológica em municípios do Estado da Bahia com carência nessa especialidade. A estrutura do Odontomóvel é composta por uma carreta contendo 10 consultórios, internamente equipados com a mais moderna tecnologia. Além de uma estrutura externa montada para o acolhimento dos pacientes. De 11 a 17 de outubro,a começar neste sábado (dia11) e com término na sexta-feira (dia 17), os alunos cadastrados terão a acesso ao tratamento completo(extração, restauração, remoção de tártaro, profilaxia e prótese adesiva, quando necessária) na Praça da Prefeitura,onde a estrutura será  montada. Durante os sete dias, incluindo o sábado e o domingo, a previsão é de que os profissionais realizem 980 atendimentos.Sendo 140 por dia, 70 pela manhã e70 no período da tarde.Às 7 horas da manhã, a equipe de apoio inicia a organização do cadastro para atendimento odontológico. Segundo a Secretaria Municipal  de Saúde, os pacientes precisam estar às 7 horas da manhã no local do atendimento para a triagem  do município.O atendimento odontológico começa às 8 horas da manhã.
A Prefeitura de Central, através da Secretaria de Saúde e Educação vai garantir toda a logística para o desenvolvimento do Programa Odontomóvel  no município, e vai dar todo apoio a equipe de profissionais.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Central: "Caminhos do Cuidado" formam Agentes Comunitários e Técnicos de Enfermagem


Agentes comunitários e técnicos de enfermagem de Central participaram do curso que durou 5 semanas, com aulas às quintas-feiras, no salão da biblioteca na praça da prefeitura.
Os tutores foram capacitados para acolher, escutar e orientar, com o objetivo de minimizar, melhorar e direcionar pacientes que precisam de apoio e tratamento para o uso de álcool e drogas.
Slides de usuários de drogas antes e depois
O curso capacitou 45 profissionais, sendo  39 agentes comunitários, e 6 técnicos de enfermagem que terão o papel desafiador de enfrentar este tema da saúde mental e do uso prejudicial do álcool e outras drogas que, sem dúvida, é um acirramento permanente para ajudar os usuários, familiares e a sociedade neste triste mal.
Para a Assistente Social da Dires/Irecê, Marluce Rocha, o curso foi muito bom porque vai dar aos formandos mais conhecimento para lidar no dia a dia com problemas que o vício trás."O agente vai ajudar o dependente a trocar desilusões, coisas ruins, por coisas boas, alegrias e que o usuário pode e consegue vencer o vício das drogas". Enfatiza Marluce.
Já a Assistente Social, representante do "Caminhos do Cuidado", Vera Matos, acha que os alunos vão colocar em prática os ensinamentos do curso."A partir de hoje, eles terão um novo olhar e vão ajudar o próximo, o seu semelhante, às famílias e os usuários de drogas a sair deste mundo sombrio, pois terão conhecimento do problema". Afirma a coordenadora.
A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Carol Carvalho, disse que o curso veio aprimorar os agentes no trato com os dependentes químicos, e trazer uma nova visão  e bem mais ampla na convivência com o usuário e a família."Os agentes comunitários e técnicos de enfermagem já fazem um trabalho muito proveitoso nesta área, e com o curso eles terão mais conhecimento para ajudar o usuário de álcool e outras drogas e a família a sair deste problema".Afirma  Carol Carvalho.
Agentes comunitários e Técnicos de Enfermafem
Para o agente comunitário Lindomar Martins Gama, o curso vem trazer mais experiência,e técnicas para lidar com o usuário de entorpecentes."Aprendi muito, pois estas novas técnicas de abordagem vão me ajudar no convívio com os dependentes e auxiliar a família a tirar a pessoa deste mundo do vício".Afirma o agente.
A Técnica de Enfermagem,Fátima Alves Almeida, o curso foi rico em aprendizagem."Foi um dos cursos mais legais, porque aprendi muito e vai me ajudar a lidar com situações de dependentes químicos no cotidiano".Assegura  Fátima.
Para a Técnica de Enfermagem Aline Brito, o curso foi proveitoso. "Antes não tinha conhecimento como abordar uma pessoa dependente, com o curso já sei e ficou muito mais claro e fácil ajudar quem precisa de ajuda, tanto o usuário quanto a família do dependente químico".Certifica Aline brito.
O agente comunitário do Povoado de Mandacaru e Cordelista José Carlos , fez um cordel para fechar o encerramento do curso.
......"Técnicas de enfermagem fizeram aqui presentes
prestando muita atenção
juntamente com os agentes
na fala das instrutoras
que são boas professoras
e trabalham bem contentes

O tema que estudamos
foi a saúde mental
(crack,álcool e outras drogas)
até onde fazem mal
tiramos o pré (conceito)
e às vimos de outro jeito
de forma especial............
....A Atenção Básica é
sempre a porta de entrada
pois, os problemas mais simples
sendo ela organizada
são cortados na raiz
fazendo o povo feliz,
pois a saúde é sagrada"..............





Central: Secretaria de Saúde convoca adolescentes de 11 a 13 anos para receberem segunda dose da vacina contra HPV

Todas as adolescentes com idade entre 11 a 13 anos que receberam a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) deverão ser levadas pelos pais  ao Centro de Saúde de Central, até o dia 30 de outubro, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas, para  receberem a segunda dose, munidas de carteira de vacinação ou um documento de identificação. A segunda etapa da vacinação vai até dia 30 de outubro.A Secretaria Municipal de Saúde pretende atingir  novamente a meta de vacinar  acima de 80% do público- alvo.
Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carol Carvalho,quem ainda não tomou nenhuma dose pode ir ao Centro de Saúde de Central para começar a receber a dose.A imunização só estará completa com a terceira dose, que deve ser aplicada  cinco anos após a primeira."Adolescentes de 11 a 13 anos que não tomaram a primeira dose podem procurar o posto de saúde para tomar a primeira, e quem já tomou a primeira podem tomar a segunda dose agora, e depois de cinco anos após a primeira, tomar a terceira dose". Frisou a Coordenadora.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Central: Alunos do "Caminhos do Cuidado" fazem dramatização de atendimento com usuários de drogas

Agentes Comunitários e Técnicos de Enfermagem na Dramatização
Alunos do Projeto "Caminhos do Cuidado" fizeram, hoje, uma dramatização intitulado "instrumentos de intervenção" que mostra usuário de álcool e drogas quando são recebidos pelos profissionais de saúde, e estes estendem a mão querendo ajudar a  "retirar às pedras do caminho" através de uma palavra amiga e do acolhimento.
O Projeto "Caminhos do Cuidado" vai aprimorar e qualificar agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem da atenção básica para o cuidado com a saúde mental, com ênfase no crack, álcool e outras drogas, visando à atenção ao usuário e seis familiares.

Assistentes sociais tutoras do "Caminhos do Cuidado"
O curso vai capacitar 45 profissionais, sendo que 39 são agentes comunitários, e 6 são técnicos de enfermagem, com uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas estão sendo desenvolvidas na modalidade presencial, e 20 horas em atividades práticas, como já vem acontecendo, porque na próxima quinta-feira,dia 2 de outubro, será a formatura dos alunos do Projeto.


Segundo a Secretária de Saúde, Kateleen Machado, o programa é de extrema importância para o município, pois vai capacitar os agentes para ajudar às famílias, que têm dependentes químicos,  a enfrentar este mal que assola à sociedade e degenera o seio familiar.
 O curso está sendo ministrado pelas assistentes sociais, Marluce Rocha, da Dires/Irecê e  Vera Matos representando o "Caminhos do Cuidado".
Alunos agentes comunitários e técnicos de enfermagem

Com a implantação do Projeto "Caminhos do Cuidado", pela Secretaria Municipal de Saúde, e o recente implantado "Programa Educacional de Resistência às Drogas" (PROERD) pela Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar, o município de Central, através do prefeito Uilson Monteiro (PT) vem mostrando a preocupação em prevenir e salvaguardar os jovens do uso das drogas e da violência, partindo para cursos de prevenção e procurando parcerias com a sociedade e às famílias no combate a este mal que corrói e degrada indivíduos e famílias saudáveis."O objetivo é fechar às portas do município para às drogas , blindar às famílias  deste mal e curar os que já se encontram doentes precisando de ajuda". Afirma a secretária de Saúde.



Programa "Mais Médicos" faz um ano e muda realidade dos municípios baianos



Hoje, quinta-feira, dia 25 de setembro, o programa "Mais Médicos"faz um ano na Bahia. Segundo dado da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), o programa trouxe 1.408 profissionais para o Estado, faltando apenas 69 para chegar até a meta de 1.477 solicitados ao governo  federal.
Em Central, o "Mais Médicos" está fazendo uma verdadeira revolução no atendimento preventivo à saúde dos centralenses.
Tão logo o programa foi implantado pelo Ministério da Saúde, ano passado, o prefeito Uilson Monteiro (PT) tratou de solicitar à SESAB a implantação do "Mais Médicos" para atender à população carente, trazendo profissionais cubanos para cuidar da atenção básica da saúde no município.
Hoje, o programa é um sucesso, pois o município tem com 6 médicos cubanos que trabalham nos 6 PSFs, sendo 3 na sede e 3 na zona rural, além de fazerem um trabalho de prevenção, de "formiguinha", indo, visitando os lares dos cidadãos em todo o municipio.
Para a secretária de  saúde municipal, Kateleen Machado, o programa "Mais Médicos" veio mudar a realidade e os números."Na gestão do prefeito Uilson Monteiro, a cobertura da atenção básica saiu do zero para mais de 80%, e as internações caíram 35% depois do trabalho da equipe da atenção básica e com a chegada dos médicos cubanos, há um ano,pois a equipe de saúde e os médicos fazem um trabalho de prevenção e visitam os domicílios do município em escalas programadas". Assinala a secretária.
A médica cubana, Deysy Leon Canales, que está há um ano no município, diz está satisfeita e muito feliz em Central. "Cheguei em 2013, e recebi uma atenção muito boa do prefeito,  equipe de saúde, e da população que me acolheu com carinho e gosta do meu trabalho".Certifica a médica.
Para a moradora do Povoado de Palmeiras, dona Lourinalva Neves Juvenal, a atenção à saúde melhorou muito."Hoje, agente tem acompanhamento médico e não preocupamos mais em correr às pressas para uma emergência em Central ou Irecê".Conclui a dona de casa.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Central: Ampliação do Centro de Saúde vai trazer comodidade e mais especialidades médicas

Obras de ampliação
A ampliação do Centro de Saúde na sede do município, próximo ao CRAS e Escola Municipal Luiz Eduardo Magalhães, vem trazer mais comodidade porque mais especialidades médicas virão para atender a população.
Segundo o prefeito Uilson Monteiro (PT) a intenção da ampliação é justamente atender mais pessoas e melhor, com mais especialidades em cada área da medicina, desafogando os PSFs e o Hospital  Municipal."A descentralização da saúde é o nosso objetivo. Queremos uma saúde preventiva, onde o médico possa atender o paciente antes que a doença apareça". Afirma o prefeito.
Centro de Saúde - Central -Bahia
O Centro de Saúde será ampliado com recursos do Ministério da Saúde e ás obras já começaram.Esta ampliação será de essencial importância para a população da sede do município, que terá médicos nas diferentes áreas,  evitando, assim, que as pessoas se  desloquem para PSFs, hospital e até para outras cidades.
Segundo o Secretário de Governo, Raimir Oliveira,depois da ampliação, o próximo passo será a reforma de todo o Centro de Saúde. "Temos uma estrutura física grande e boa, mas que precisa de uma reforma geral, como pisos, pinturas, mais equipamentos e profissionais de outras áreas para atender bem a demanda da população".Afirma o secretário.







quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Central: Programa "Mais Médicos" avança e cobertura beira 100%

Equipe da DAB  e Sec. da Saúde -Central - Ba
A Bahia apresenta o maior crescimento da Estratégia de Saúde da Família na Região Nordeste desde o ano de 2007.
A Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), através da Diretoria de Atenção Básica (DAB), vem desenvolvendo projetos para a expansão e qualificação da Atenção Básica "Saúde da Família".
Médica cubana - Entrevista à DAB
Com os números, observa-se um grande avanço de expansão da Estratégia de Saúde da Família no Estado, tendo alcançado ,em junho de 2013, uma cobertura estimada das equipes de Saúde da Família de 64,35 % e de saúde bucal de 46,31 %, o que representa um crescimento de 28% e 57%, respectivamente, em relação ao ano de 2007.
As gestões municipais têm recebido apoio da SESAB para provimento e fixação de médicos para trabalhar por 12 meses, possibilitando, assim, a cobertura de saúde da família, especialmente para áreas de maior dificuldades em atrair médicos.
O Programa "Mais Médicos" implantado pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, faz parte de um amplo pacto de melhoria de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê
Enfermeiro Elissandro - Entrevista à DAB
mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Em Central, o Programa "Mais Médicos" vem fazendo uma verdadeira revolução na Atenção Básica da população. São 6 PSFs, sendo 3 na sede e 3 nos povoados, com uma equipe capacitada e com 6 médicos cubanos trabalhando nos postos e em visitas domiciliares em todo o município.
Consultório Odontológico/ PSF/Palmeiras
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Kateleen Machado, com a implantação da Atenção Básica no município, na gestão do prefeito Uilson Monteiro (PT), a cobertura saiu de zero para mais de 80%, e as internações, por doenças sensíveis, caíram 35%  depois do trabalho da equipe de saúde com apoio da Diretoria da Atenção Básica (DAB) do Governo Estadual. "A equipe faz um trabalho muito bom, porque conhece a realidade da população do município e está no dia a dia cuidando da saúde das pessoas, prevenindo contra doenças".Assegura Kateleen.
PSF/ Palmeiras
O enfermeiro Elissandro Miranda, que há dois anos trabalha no município, garante que percebeu uma mudança significativa na realidade e atendimento dos PSFs. "Antes, não tínhamos condições mínimas para exercer nossa profissão.Hoje, às unidades de saúde são higiênicas, limpas, equipadas, e com enfermeiros e médicos que atendem a população com normalidade, porque o médico faz visitas à domicílio e evitar que às pessoas adoeçam". Pontua o enfermeiro.
A médica cubana Deise Leon, que está há um ano no município, diz está satisfeita e muito feliz em Central. "Cheguei em 2013, e recebi uma atenção muito boa do prefeito,  da equipe da saúde, e da população que me acolheu e gosta do meu trabalho".Afirma a médica cubana.
Segundo a procuradora Institucional da equipe Centro Norte (Irecê e Jacobina), Mônica Lemos, que visitou o PSF de Palmeiras, os resultados na melhoria da saúde dessa comunidade foram satisfatórios. "Hoje, temos médicos que atendem todos os dias, e estamos aqui para fazer uma reportagem sobre estes avanços". Disse a procuradora.
Para a moradora Camila Nascimento dos Santos, o atendimento do PSF é ótimo e os médicos são como da família. "Gosto muito do trabalho dos funcionários e da médica cubana, porque está sempre presente e disponível". Afirma Camila.
Moradora Camila cedendo entrevista à DAB

Dona Lourinalva cedendo entrevista à DAB
 Já a aposentada e moradora do Povoado de Palmeiras, há 40 anos, Dona Lourinalva Neves Juvenal, disse que ter médico diariamente, perto de casa,é  muito bom."Antes, quando adoecia eu tinha que me deslocar até Central ou Irecê. Hoje, graças à Deus, temos médicos na porta de casa". Comemora  Dona Lourinalva.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Central, Epicentro da Arqueologia: Pra você amar e guardar no coração

Cidade de povo hospitaleiro, gente trabalhadora e honesta.
Central, com seus 56 anos de emancipação política, é um município eminentemente agrícola, porém tem uma grande oportunidade de explorar as grandes belezas naturais do município.
Conhecida mundialmente como o "Epicentro da Arqueologia", a cidade é tema de debates por universidades e livros da área, como os livros da professora da UFRJ  e Arqueóloga  Maria Beltrão.
O prefeito Uilson Monteiro (PT) vem olhando a questão turística com mais empenho e vontade. A revitalização externa do Museu na sede é primordial para acolher os visitantes e dar um aspecto  mais bonito e agradável à cidade.
 Diariamente, turistas,caravanas de escolas, estudiosos visitam Central e as grutas, pinturas rupestres que existem em vários pontos do município.

Pesquisadores de São Paulo - Arqueólogos
Lagoa da Prefeitura
Barragem em Baixão  - Palmeiras
Museu de Central
Contorno  - entrada da cidade - BA 052