Segundo a secretária de agricultura Cláudia Bruno, a iniciativa do prefeito Uilson Monteiro, através da secretaria, é fazer um diferencial no manejo e cultivo das lavouras para o consumo nas escolas e hospital.
Lembrando o dia mundial do meio ambiente, comemorado na quinta-feira, dia 5 de junho, a secretária recebeu a visita dos alunos da ONG ICEC e fez uma demonstração de como são cultivados os produtos agrícolas completamente orgânicos, sem agrotóxicos. A secretária lembrou que "o mundo está doente, pois as verduras e frutas, na sua maioria, estão sendo cultivados com muito veneno e os consumidores se alimentam destes produtos contaminados e adoecem, tendo como resultado o aumento de pessoas nos hospitais e clínicas.
A horta produz abóbora, coentro, salsa, cebolinha, quiabo, alface, pimentão,batata doce, cenoura, beterraba, milho, entre outros, que são de boa qualidade porque não têm agrotóxicos.
Segundo a secretária de agricultura e desenvolvimento econômico, a horta municipal vem contribuindo para uma alimentação saudável dos estudantes das escolas municipais. "Os produtos que cultivamos servem para incrementar o cardápio dos mais de 3.200 alunos da rede municipal e, consequentemente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para nossa gente". Afirma a secretária.
Além da parceria com a secretaria de educação, que recebe os produtos para complementar a merenda dos alunos, a horta também fornece produtos para o hospital para alimentar pacientes e funcionários.
O projeto horta orgânica, além de produzir alimentos, também cria peixes nos dois tanques cheios com água de poços artesianos: são mais de 100 mil tilápias.
Com toda essa estrutura, a horta vem recebendo, frequentemente, escolas interessadas em passar para os alunos a importância do manejo sustentável, sem produtos nocivos à saúde. Nessa sexta-feira, dia 6 de junho, foi a vez da Ong Instituto Central da Cidadania (ICEC) trazer seus alunos para uma palestra ao ar livre na horta. O instituto, criado em 2006, tem 100 alunos com faixa etária de 5 a 12 anos.
Devido a grande incidência de doenças relacionadas ao uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras em todo o mundo e, em particular, na nossa região a Prefeitura de Central,através do prefeito Uilson Monteiro, vem tomando a iniciativa para implantar um novo modelo de manejo e cultivo da agricultura.
Segundo a secretária Cláudia Bruno, além do projeto horta orgânica que tem como finalidade produzir saúde e bem estar, a secretaria também vem incentivando agricultores e comunidades que cultivam alimentos saudáveis.Cláudia Bruno cita como exemplo, a comunidade de Palmeiras que vem fazendo a diferença em manejo e cultivos sustentáveis."Queremos incentivar ainda mais a cultura sustentável, sem agrotóxico no nosso município". Finaliza a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário