terça-feira, 6 de maio de 2014

Central lembra e homenageia prof. Rosalvo Ferreira dos Santos

Prefeito Uilson Monteiro na solenidade
Lembrando a data (6 de maio de 1975) da morte do professor Rosalvo Ferreira dos Santos, há 39 anos, o prefeito de Central Uilson Monteiro, secretários, funcionários públicos, comerciantes,agricultores, professores, alunos,  parentes e o povo em geral, cidadãos desta terra, fizeram uma singela homenagem ao ilustre professor.
Jovem estudante de central com a Bandeira do Município. Patriotismo
Estiveram presentes, nesta quarta-feira, dia 7 de maio, na solenidade no salão da escola, e em frente à escola municipal que leva o nome do mestre para descerrar a placa de homenagem ao magnífico cidadão centralense. O busto do professor Rosalvo ficará como uma lembrança viva a todos que estudaram na escola, aos que estudam, e para aqueles colegas e alunos de outras escolas, como  também para quem nunca frequentou, ou pouco frequentou aos bancos escolares, mas admirava o professor pela presteza, humildade e inteligência.
Professor Rosalvo não era pedante, nem ostentava vaidade.Ajudava a todos.Servia sempre.Não era exigente.Sempre estava pronto a ajudar, mesmo a pegar peso.Liberal como nunca. Perspicaz e hábil.
Alunos das escolas municipais na homenagem
Infelizmente, o mestre nos deixou cedo.Morreu com apenas 45 anos de idade.Se estivesse entre nós, faria 84 anos dia 30 de dezembro deste ano.
O professor e juiz federal Adão de Assunção Duarte, amigo,aluno, e na época estudante em São paulo, fez uma crônica em homenagem ao professor Rosalvo, intitulada "Seu Rosa". Vale lembrar alguns tópicos daquela crônica que sintetiza um pouco da importância de "Seu Rosa" para central:
               "SEU ROSA"
"Conosco, ele fora o começo e a continuação. Diríamos como o nosso Raul Seixas: "ele foi o princípio e o meio". Não foi o fim, porque não se acabou de todo, mas permanece perene e imorredouro. Não fora o fim, porque nos ajudou a forjar a base de construirmos sempre novas escolas e novos grupos culturais, típicos e atípicos.
Ele moldou formas entre nós. Plasmou conteúdos. Imiscuído no meio, viveu ente nós e conosco: NO MEIO, COM O MEIO, PARA O MEIO, e cada vez mais, bem no MEIO do MEIO......Moldava experiências. Aproveitava as que lhe aparecessem. Criava outras. Adaptável a tudo e a todos. Deve ter chocado sua vida apenas com a junção do universo bio-psico-social.
Prefeito descerrando a placa
O ser latinista, culto, intelectual, anglo-germânico, viveu sua vida no meio sub onde nasceu, culturado e aculturado, desculturava-se, às vezes, para abismar os pseudo-intelectuais. Aquelas bestialidades do falso conhecimento, fossilizado intelectual de todos os tempos.Não, ele não era desse tipo. Ele toa entre nós, o protótipo da in-vaidade ou não vaidade.O desvaidoso por excelência, a simplicidade coloquial".Está aí um pouco de quem  era o professor Rosalvo Ferreira dos Santos.
Homenagem singela ao mestre
Segundo o secretário de governo, Raimir Oliveira, autor do Hino de Central juntamente com Ismar Maciel, o professor Rosalvo foi i inicio e o meio da formação de nossa identidade."Ele deixou de exercer uma carreira de sucesso  como docente numa universidade na capital, para dedicar seu tempo integral à educação de Central.". Afirma o secretário.
Para o advogado e professor, Ariston Carlos, Rosalvo "era um homem  de visão, adiante do seu tempo".
Prefeito, secretários e professores
A delegada e professora, Dra. Ariadne Aragão,disse que o professor Rosalvo tinha certeza que a cidadania só poderia ser alcançada através da educação."Educação é vida, é forma de vida.Professor Rosalvo plantou sementes e estas sementes cresceram e estão crescendo sempre". confirma a educadora.
O prefeito de Central, Uilson Monteiro disse que os tempos mudaram, hoje a educação, às facilidades  dão um certo aconchego ao estudante, mas que nos tempos de outrora  não tinha outra forma de viver se não fosse pelo conhecimento, estudando com afinco, mesmo nas condições adversas daquela época.
Para o prefeito, a vida humana está pautada em três pilares importantes : Sabedoria, Força e Beleza." Cada ser humano tem oportunidade de pensar e aprender, e ver o lado belo em tudo, porque tudo é possível no que crê em Deus e em si próprio."Afirma o prefeito Monteiro.








Um comentário:

  1. há muito tempo! seria ótimo se a escola fosse reformada, inclusive com uma quadra nos fundos.

    ResponderExcluir